7º ano

Manifestações Culturais Rítmicas

Chula




Xaxado






A origem do Xaxado




O Xaxado é uma dança típica nordestina, sua origem foi ligada diretamente ao Cangaço especificamente por Lampião e seus companheiros por volta dos anos vinte, Lampião antes de ter seu próprio bando, ele foi "recruta" do bando de Senhor Pereira, e nesses anos que ele foi recruta, talvez ele tenha aprendido o melhor da sua arte de cangaceiro, e logo depois a partir de vinte e dois, quando Senhor Pereira deixa o Sertão e vai embora para Goiás, Lampião assume o comando do bando, passa a ter seu próprio bando, passando de um "simples recruta" a comandante do grupo. No inicio denominava-se Xaxado apenas a música que era usada como fundo para a dança pisada, há uma diferença entre Xaxado que é a música e a pisada que é a dança. O Xaxado servia para que sobre ele se dançasse um tipo de coreografia que era chamada de pisada, sendo duas coisas distintas que com o passar dos anos, pela cabeça do povo se resolveu pela mistura de uma coisa com a outra e hoje se diz: " Eu vou dançar o Xaxado!", já não se diz: "Eu vou dançar a pisada!". A expressão Xaxado surgiu vem de uma atividade do sertanejo, que é xaxar a bagem do feijão depois de retirada (colhida) na roça, que é feito com um pau batendo o feijão, para retirar da bagem o caroço, chamado assim xaxar, "vamos xaxar o feijão!".

No Cangaço não havia a figura feminina, como o Xaxado foi uma dança originada no cangaço, em suas origens a mulher é inexistente, porém, a partir de mil novessentos e trinta, a figura feminina entra no Cangaço, passando a está presente também no Xaxado. O Xaxado é dançado em uma fila indiana, sapateando um atrás do outro. O Xaxado poderia ser dançado da maneira mais singela com o canto de quem tirasse o verso na frente, respondido por todos, e o ritmo era marcado pelo sapateado no chão, o som da alpercata no solo e a batida na argola do riffle winchester, bastaria isso para o Xaxado, mas, é evidente que em alguns casos, em casa de pessoas amigas, havendo um sanfoneiro e um zabundeiro, um fole de oito baixos ou até mesmo uma gaita de beicho, poderia encrementar o Xaxado concedendo a ele uma característica mais viva, mais ativa musicalmente falando. Apesar de ser uma dança muito simples, o Xaxado tem algumas variações feito em mil novessentos e vinte e seis pelo grupo do Cangaceiro Medalha. Viam dançando dois grupos, até que ficando frente a frente, os dois a frente da fila batiam as alpercatas, fazendo do Xaxado uma dança de admiração dos moradores das cidades, apesar da luta de muitos grupos de dança folclóricas o Xaxado hoje em dia está perdendo suas características. O Xaxado representa uma das únicas heranças culturais deixadas pelo Cangaço, movimento tipicamente Nordestino e parte do nosso Folclore, precisamos preservar a nossa Cultura para que as próximas gerações possam ainda vivê-la, e não apenas estudá-la.


Lampião


Maria Bonita

Bando de Lampião

História de Lampião





















Xaxado Passo a Passo













Vestimenta Xaxado



Questões
1- Qual a origem do Xaxado?
2- Como ele é dançado?
3- Explique como fazer os principais passos do Xaxado?
4- Quem foi sei idealizador?
5- Qual a participação das mulheres?
6- Qual região do país surgiu o Xaxado:

       Sirir


     DANÇA E PASSOS

A dança pode ser desenvolvida em “[...] círculo, fila indiana, ou com um atrás do outro, avançando o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxando o esquerdo num rápido e deslizado sapateado” (CASCUDO, 2012, p. 732). Este é um dos passos básicos do xaxado, em que, com as mãos cruzadas atrás do corpo, pode-se caminhar, ou ainda desenvolver o passo sem sair do lugar.



MÚSICA E LETRAS

As letras ecoadas durante o xaxado inicialmente não possuíam acompanhamento musical, se caracterizando por sua agressividade, temas bélicos inerentes ao cangaço e diversas sátiras, contudo, eram simples e fáceis de serem memorizadas pelos ouvintes (CASCUDO, 2012).
 “ Lá vem sabinoMais Lampião;Chapéu de couro,Fuzil na mão!
Lampião tava durmindoAcordou muito assustadoDeu um tiro numa graúnaPensando qu’era soldado!”(CASCUDO, 2012, p. 732).                                                           
Esta canção ressalta características da vida no cangaço, que dentre outros pontos, esboça uma vertente lúdica, visto que retrata uma brincadeira entre Sabino e Lampião. Alguns estudos sobre a vida no cangaço apontam que no cotidiano os cangaceiros eram bastante brincalhões (SILVIA; BRITO, 2012).
Câmara Cascudo traz outras contribuições importantes quando supõe que o “Parraxaxá” - gritos entoados pelos cangaceiros nos intervalos das descargas dos fuzis  contra os soldados da polícia – podem, ter sido anterior ao xaxado influenciando-o, visto que ambas manifestações surgiram praticamente no mesmo ambiente e sob as mesmas condições. O parraxaxá agride os soldados em seu canto, apontando as covardias e os crimes do adversário, além de enaltecer a coragem do bando e os chefes bandoleiros (CASCUDO, 2012).


Catira


Carimbó


Bumba meu Boi


Frevo



Atletismo



Origem do Atletismo





Origem das Olimpíadas






Jogos da Antiguidade









Corridas



100 metros rasos







110 metros com barreira masculino




100 metros com barreira feminino





200 metros rasos




400 metros rasos




400 metros com barreiras




800 metros




1500 metros




3000 metros com obstáculos




5000 metros




10.000 metros




42 km (Maratona)




Saltos



Altura- Tesoura




Altura- Rolo Ventral




Altura- Frosbury Flop





História da Evolução das técnicas de saltos em Altura









Salto em Distância




Salto Triplo




Salto com Vara




Ginástica Rítmica (rhythmic gymnastics )


Avaliação mensal



1 apresentação individual (um componente) com duração de 1 min e 30 segundos com apenas um aparelho

2 apresentações coletivas (cinco componentes) com duração de 2 min e 30 segundos, sendo a primeira apresentação com um único aparelho para todos e a segunda apresentação com dois aparelhos diferentes da primeira apresentação, onde três participantes terão o mesmo aparelho e dois terão aparelhos diferentes dos três, porém iguais entre eles.
Obs. A apresentação individual pode ser feita com qualquer aparelho independente se for utilizado nas apresentações coletivas.



Elementos obrigatórios da Avaliação



Obs. Os movimentos abaixo estão no vídeo do 6º ano Ginástica Artística- Passo a Passo, deste blog e devem ser executados, juntamente com o aparelho escolhido para avaliação.



Formação Inicial (qual é a posição de cada um antes de iniciar a apresentação)

Lançamentos
Rolamento para frente
Rolamento para trás
Giro 360° + Salto Tesoura
Salto Galope
Estrela
Equilíbrio em Y
Esquadro
Parada de mão ou burrinho
Vela
Salto estendido + giro 360° + Salto grupado
Salto espacate
Posição final (fica a critério do grupo)



Obs. A ordem é aleatória na montagem da coreografia



Elementos corporais da GR - (apenas instrução)



Lançamento

Rolamento
Balanço
Passagens
Saltos
Equilíbrio
Pivots
Flexibilidade
Círculos
Rotações
Ondulações
Desenhos (fita)- serpentinas e espirais



Critérios de Arbitragem



Dificuldades (Níveis: Iniciante, Intermediário e Avançado- ver vídeo 3 do sexto ano)

Valor Artístico
Execução

_________________________________________________________________________________

Coletivo- Arco (hoop) e Maça (club)


Coletiva- Bola (ball)




Coletivo- Arco (hoop) e Fita (ribbon)



 Melhores momentos da GR

 
Individual- Arco (hoop)


Individual Maça- (club)

Individual Corda- (rope)

Individual Fita- (ribbon)

Individual bola- (ball)


Como fazer fita ginástica

Aparelhos



Movimentos da Ginástica Rítmica




Regras do Jogo





Com fazer uma fita de Ginástica Rítmica





GINÁSTICA GERAL




















Judô



Pontuação no Judô



Golpes do Judô



Origem do Judô







6 comentários:

  1. professor Eduardo, gostei muito desse blog que você criou, ficou mais fácil e mais interessante para estudar,eu admirei o esforço que você fez para que nós entendesemos a matéria e as provas, Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou eu " Emily" só eu acho que viu o seu blog até agora

      Excluir
  2. Olá! Que bom te ajudou, mas caso tenha sugestões estou aberto.
    Obrigado!
    Os. Coloque o nome Kiki

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que colocar a opinião sobre o que você é e faltar com respeito com uma pessoa qua nem com você falou é uma grande falha desculpe não sei quem você é mas acho qu esse blog é para pessoas com o interesse em aprender e não para quem quer zoar pq está cheio de gente assim ignorante no mundo

    ResponderExcluir